Visita de estudo a Mafra
Visita de estudo a Mafra

No âmbito da disciplina de Português e de História e Cultura das Artes, integrado nos conteúdos lecionados da obra Memorial do Convento, de José Saramago e Arte Barroca em Portugal, alguns alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela, nomeadamente das turmas 45, 46, 47, 48, 49 e 51, deslocaram-se à cidade de Mafra para visitarem o magnifico Palácio e Convento. À chegada os alunos foram divididos em três grupos, cada um com uma guia, que proporcionou aos alunos uma viagem de regresso ao passado, até à corte de D. João V, ele próprio intitulado de “O Magnânimo”, devido à obra que mandou edificar.
Os alunos começaram por visitar a Basílica do Palácio, onde ficaram a conhecer um pouco mais acerca da história do Memorial do Convento, de José Saramago, concretamente a localização geográfica dos principais sítios que a obra fala (Cidade velha, Ilha da Madeira, Pêro Pinheiro e Serra de Monte Junto), a razão pela qual foi construído o edifício, do tempo que ele levou a ser construído, e de algumas das personagens principais da história (umas reais, como o rei, a rainha, o arquiteto; outras ficcionais).
De seguida, os alunos visitaram a parte do Palácio, propriamente dita, na qual puderam ver a sala onde o rei recebia o povo em audiência, onde a coroa e o cetro se destacam como símbolos nacionais; os aposentos do rei D. João V e da rainha Dª Maria Ana Josefa; percorrer os enormes corredores do Palácio, que separavam ambos os aposentos; as salas de convívio, de música, de jogos e de caça que serviam de divertimento à corte e, por fim, a maravilhosa biblioteca, do século XVIII, que conta com quase quarenta mil exemplares de livros magnificamente encadernados, cuja manutenção se consegue com a “grande/ pequena” ajuda de morcegos.
No final da visita, os alunos vinham não só entusiasmados como também mais instruídos e cultos acerca de uma parte da história de Portugal e de uma grande obra da literatura portuguesa, cujo escritor alcançou o título almejado por tantos de Prémio Nobel da Literatura.
Foi um dia bem passado que perdurará na memória dos participantes!