Visita de estudo ao IP Viseu
Visita de estudo ao IP Viseu
Decorreu no passado dia quinze do mês de maio uma visita de estudo dos alunos da turma quarenta e seis da Escola Profissional da Serra da Estrela – terceiro ano do Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis – ao Instituto Politécnico de Viseu, mais especificamente à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
Tal atividade foi um meio de concretização de motivações, aprendizagens e competências, quer no âmbito das disciplinas ou áreas não disciplinares, quer de caráter interdisciplinar.
Esta visita teve como finalidade consolidar aprendizagens, desenvolver/complementar conteúdos, desenvolver técnicas de trabalho e motivar para o estudo para a investigação.
Do programa fizeram parte experiências práticas de sistemas de produção de energias renováveis; medições de consumos de energia elétrica e análise de resultados; determinação e interpretação de alguns parâmetros ambientais; bem como uma visita a laboratórios do departamento de engenharia eletrotécnica e engenharia mecânica.
Esta pretendeu servir de estímulo aos alunos dado o caráter motivador que criou a saída do espaço escolar. A componente lúdica que envolveu, bem como a relação professores-alunos que propiciou, levou a que estes se empenhassem na sua realização e ainda proporcionou a descoberta mútua. Contudo, a visita de estudo foi mais do que um passeio. Constituiu uma situação de aprendizagem que favoreceu a aquisição de conhecimentos, proporcionou o desenvolvimento de técnicas de trabalho e facilitou a sociabilidade.
Um dos objetivos principais que foi plenamente atingido foi, precisamente, a promoção da interligação entre teoria e prática, a escola e a realidade. Daí que seja uma prática a dar continuidade como complemento para os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos que assim se tornam mais significativos.
Esta dimensão do currículo visa a concretização de saberes através de atividades e projetos multidisciplinares, a articulação escola-meio e a formação pessoal e social dos alunos.
Organizadas neste contexto, as visitas de estudo têm, progressivamente, acentuado o seu caráter interdisciplinar no Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis. Uma mesma realidade é suscetível de ser abordada em diferentes perspetivas, tornando-se mais fácil para os alunos compreender, no concreto, que os conhecimentos não são compartimentados.