Os Centros Qualifica (anteriores Centros de Novas Oportunidades) são estruturas criadas para desenvolver atividade nas áreas da informação, orientação e encaminhamento de adultos (com idade igual ou superior a 18 anos); desenvolvimento de ações de informação e divulgação, reconhecimento, validação e certificação de competências escolares, profissionais e de dupla certificação, desde o nível básico ao nível secundário e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho – os designados NEET.
ETAPAS DE INTERVENÇÃO
Acolhimento
Consiste no atendimento, na inscrição e no esclarecimento dos candidatos sobre a missão e o âmbito de intervenção do Centro Qualifica.
Diagnóstico
Consiste na realização de uma análise do perfil do candidato, designadamente através de sessões de esclarecimento, análise curricular, avaliação do respetivo percurso de vida e experiência profissional, ponderação das suas motivações, necessidades e expectativas, aplicação de testes de diagnóstico, realização de entrevistas individuais e coletivas ou recorrendo a outras estratégias adequadas, consoante se trate de jovem ou adulto.
Informação e orientação
Visa proporcionar ao candidato apoio na identificação de projetos individuais de educação e de formação profissional e disponibilizar a informação necessária que permita a opção pela resposta que melhor se adeqúe ao seu perfil e que contribua para viabilizar, de forma realista, as vias de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho.
Encaminhamento
Tem em vista proporcionar ao candidato a informação que permita direcioná-lo para a resposta que lhe seja mais adequada, após a fase de diagnóstico, ou a frequência de um percurso de educação e formação ou o desenvolvimento de um processo RVCC.
Reconhecimento de competências
Tem em vista a identificação, pelo adulto, dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, através de um conjunto de atividades, assentes na metodologia de balanço de competências e na utilização de instrumentos diversificados de avaliação, por meio dos quais o adulto evidencia as aprendizagens efetuadas.
Validação de competências
A validação das competências adquiridas ao longo da vida, por confronto com os referenciais de competências-chave.
Certificação de competências
Consiste na certificação das competências validadas.