QUALIFICA – O que é?

Os Centros Qualifica (anteriores Centros de Novas Oportunidades) são estruturas criadas para desenvolver atividade nas áreas da informação, orientação e encaminhamento de adultos (com idade igual ou superior a 18 anos); desenvolvimento de ações de informação e divulgação, reconhecimento, validação e certificação de competências escolares, profissionais e de dupla certificação, desde o nível básico ao nível secundário e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho – os designados NEET.

ETAPAS DE INTERVENÇÃO

Acolhimento

Consiste no atendimento, na inscrição e no esclarecimento dos candidatos sobre a missão e o âmbito de intervenção do Centro Qualifica.

Diagnóstico

Consiste na realização de uma análise do perfil do candidato, designadamente através de sessões de esclarecimento, análise curricular, avaliação do respetivo percurso de vida e experiência profissional, ponderação das suas motivações, necessidades e expectativas, aplicação de testes de diagnóstico, realização de entrevistas individuais e coletivas ou recorrendo a outras estratégias adequadas, consoante se trate de jovem ou adulto.

Informação e orientação

Visa proporcionar ao candidato apoio na identificação de projetos individuais de educação e de formação profissional e disponibilizar a informação necessária que permita a opção pela resposta que melhor se adeqúe ao seu perfil e que contribua para viabilizar, de forma realista, as vias de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho.

Encaminhamento

Tem em vista proporcionar ao candidato a informação que permita direcioná-lo para a resposta que lhe seja mais adequada, após a fase de diagnóstico, ou a frequência de um percurso de educação e formação ou o desenvolvimento de um processo RVCC.

Reconhecimento de competências

Tem em vista a identificação, pelo adulto, dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, através de um conjunto de atividades, assentes na metodologia de balanço de competências e na utilização de instrumentos diversificados de avaliação, por meio dos quais o adulto evidencia as aprendizagens efetuadas.

Validação de competências

A validação das competências adquiridas ao longo da vida, por confronto com os referenciais de competências-chave.

Certificação de competências

Consiste na certificação das competências validadas.

Certificação Escolar – RVCC

nível básico – 4º, 6º e 9º ano
nível secundário – 12º ano

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
O processo RVCC destina-se a maiores a maiores de 23 anos (ou maiores de 18 anos e menores de 23 anos com 3 anos de experiência profissional) e permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências resultantes das experiências adquiridas em diferentes contextos e momentos da vida. Permite também prosseguimento de estudos.
O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais os/as candidatos/as são apoiados/as por técnicos/as e formadores/as.
Certificação Profissional, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações. – RVCC
Neste âmbito fomos autorizados a trabalhar as seguintes áreas:
– Ciências Informáticas,
– Comércio,
– Secretariado e Trabalho Administrativo,
– Hotelaria e Restauração
– Eletricidade e Energia
– Trabalho Social e Orientação

Dupla Certificação – simultaneamente o percurso escolar e o percurso profissional de acordo com o referencial e o Quadro Nacional de Qualificações.

Escola Profissional da Serra da Estrela

Bairro do Crestelo (antiga escola primária, das 9:00 às 22:00)
6270 Seia
Telef. 238 084 874

e-mail: centroqualifica@epse.pt

Já conhece a nossa oferta formativa 2020/2021?
Clique AQUI!