A+AA- Visita Casa-Museu Fernando Pessoa, Évora e Alqueva
A+AA- Visita Casa-Museu Fernando Pessoa, Évora e Alqueva

No dia 01/10/2014, pelas 09h00, deu-se início ao desenvolvimento de uma Visita de Estudo – Lisboa (‘Casa-Museu Fernando Pessoa’, Évora (‘Departamento de Música da Universidade de Évora’ e ‘Zona Histórica’ e Alqueva (‘Barragem’), dirigida a alunos dos terceiros anos (num total de 48 alunos, acompanhados por 3 professores, no âmbito das disciplinas de Português e Área de Integração.
Partimos da Escola Profissional da Serra da Estrela, a caminho de Lisboa, onde chegámos cerca das 14h00m para visita à ‘Casa-Museu Fernando Pessoa’.
Foi no bairro de Campo de Ourique, no n.º 16 da Rua Coelho da Rocha, que encontrámos a ‘Casa-Museu Fernando Pessoa’, edifício onde o poeta viveu os últimos 15 anos da sua vida, entre 1920 e 1935. A sua biblioteca conta com cerca de 1.200 livros que constituíam a biblioteca pessoal do poeta. Numa das paredes encontram-se exibidas reproduções das assinaturas dos seus heterónimos e algumas das suas cartas astrológicas. No primeiro andar fica o quarto onde morou, com a cómoda onde ele diz que o seu heterónimo Alberto Caeiro escreveu, numa noite de inspiração, os poemas reunidos no livro ‘O Guardador de Rebanhos’. Digamos que é um espaço tão diferente e impressionante quanto o poeta que lá viveu.
No decurso da visita, ficámos a conhecer o lado mais humano e sentimental de um dos poetas maiores da história da literatura portuguesa, bem como as suas ligações familiares e a relação com Ofélia, a grande paixão da sua vida.
Após ‘respirarmos’ um ambiente místico de cultura, dirigimo-nos para Évora, onde haveríamos de pernoitar, não sem antes se assistir a um concerto no Departamento de Música da Universidade de Évora, em celebração do ‘Dia Mundial da Música’, e de se proceder a uma visita aos espaços e monumentos históricos mais emblemáticos da cidade.
Às 09h00 do dia 02 de outubro já nos encontrávamos a tomar a direção de Alqueva para visita à barragem e a o seu Centro de Interpretação, onde fomos presenteados como uma brilhante explanação do projeto e visita a uma das marinas que entretanto foram criadas para dinamizar o turismo.
O almoço ocorreria em Reguengos de Monsaraz, onde degustámos a peculiar gastronomia alentejana, após o que iniciaríamos a viagem de regresso.
Em síntese, a Visita de Estudo foi do agrado geral de todos os envolvidos, ao mesmo tempo que se cumpriaram todos os objetivos propostos.