Erasmus +

O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. Este programa dá a mais de quatro milhões de europeus a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro.

O programa Erasmus foi criado em 1987 como um programa de intercâmbio de estudantes do ensino superior. Atualmente, o programa Erasmus+ oferece uma vasta gama de oportunidades para o ensino superior, ensino e formação profissional, ensino escolar, ensino para adultos, juventude e desporto.

Estas oportunidades estão abertas a alunos, professores e animadores de juventude. O programa Erasmus+ tem ligações mais fortes com o mercado de trabalho do que os programas que o precederam, permitindo que os estudantes façam períodos de estágio em empresas ou organizações no estrangeiro e, através de experiências de aprendizagem não formal, preparar os jovens para o mercado de trabalho e para a participação na vida cívica.

A EPSE, como entidade formadora inovadora, voltada para o futuro e para a Europa, participa há vários anos em diversos projetos Erasmus+, proporcionando aos seus alunos, docentes e colaboradores uma experiência internacional. No ano letivo 2022/2023, através deste programa, foram concretizadas mobilidades para Alunos e para Docentes. Assim, cerca de 30 alunos dos Cursos de Instrumentista de Sopro e Percussão, Instrumentista de Cordas e Tecla, Técnico de Multimédia, Técnico de Termalismo e Técnico de Auxiliar de Saúde realizaram estágios internacionais em várias entidades das suas áreas de formação, nas cidades de Santiago de Compostela e de Málaga. No que diz respeito ao Staff, 10 professores realizaram visitas preparatórias e mobilidades Job Shadowing, com o principal objetivo de contactarem com outras realidades e metodologias de ensino/aprendizagem. Esta foi, sem dúvida, para todos os envolvidos, uma experiência bastante motivadora não só ao nível da aquisição e reforço das competências pessoais, sociais e profissionais, assim como no seu enriquecimento linguístico e cultural, valorizando, uma vez mais, o papel fundamental dos Programas e Projetos Europeus junto do público escolar, com vista à criação de oportunidades de integração profissional no espaço comunitário.
No presente ano letivo (2023/2024), a EPSE viu aprovada a sua candidatura a mais um Projeto de Mobilidades Internacionais, com a realização de 8 mobilidades dos Alunos dos Cursos de Instrumentista de Sopro e Percussão e de Técnico de Cozinha e Pastelaria, no período compreendido entre outubro e dezembro de 2023, na Cidade de Lugo. Foram, ainda, realizadas 4 mobilidades Job Shadowing. Estas experiências de partilha e aquisição de novos conhecimentos e aprendizagens são consideradas, por Alunos e Docentes/Formadores, oportunidades únicas e máximas de crescimento pessoal, social e profissional.