EPSE

O início da atividade da Escola, em novembro de 1993, assinalou-se com a assinatura do Contrato-Programa, entre o Ministério da Educação, a Associação dos Antigos Alunos do Colégio Dr. Simões Pereira, a Sociedade de Investimento da Serra da Estrela – IMOESTRELA, Lda. e a Sociedade de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal – SOFLAGRE S.A. na qualidade de entidades promotoras.
Iniciou a sua atividade formativa com os Cursos de Construção Civil e Serviços Comerciais, nas instalações de dois blocos de edifícios, sitos na Rua Leonardo Pessoa Homem, nº12, na Quinta da Nogueira. Em 1998 mudou-se para a sua atual sede, no edifício I do antigo Colégio Dr. Simões Pereira, sito à Avenida dos Hermínios, nº10. Fruto do alargamento das suas valências, teve necessidade de recuperar o segundo edifício, passando a usufruir dessas instalações em 2006. Posteriormente passou a utilizar, também, a antiga Escola Primária do Crestelo, na qual funcionam as componentes técnicas de Música e o Centro Qualifica.
A EPSE presta serviço público de educação e integra a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações, sendo propriedade da PRO SENA, S.A.- Empresa Promotora de Serviços, que, ao abrigo do Decreto-Lei nº.4/98, de 8 de Agosto, assumiu todos os direitos e responsabilidades inerentes à sua gestão e administração.
Têm acesso aos serviços da EPSE, Jovens que concluíram o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente – conferindo um diploma de nível IV de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações, possibilitando a entrada no mercado de trabalho e/ou a progressão de estudos superiores; Jovens que, por motivo de insucesso ou abandono escolar, não tenham completado o 3º ciclo de ensino básico obrigatório ou que, com o 8.º ano, queiram frequentar um Curso de Educação e Formação de Jovens – conferindo um diploma Nível II, com conclusão do 9.º ano; Trabalhadores, aprendizes e desempregados que pretendam elevar o nível de qualificação profissional, em condições a estabelecer.