Visita de estudo à instância de ski da Serra da Estrela
Visita de estudo à instância de ski da Serra da Estrela
No dia quinze de abril de 2013 a formadora Martinha Martinho acompanhou os doze formandos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, Turma 53, numa visita de estudo à instância de ski da Serra da Estrela com os seguintes objetivos: proporcionar um complemento à aprendizagem curricular na sala de aula; aprendizagem de atividades desportivas como o ski e o snowboard; identificar os equipamentos usados na realização dessas atividades desportivas e desenvolver a aprendizagem pela possibilidade da prática do ski ou snowboard livre em todas as pista de ski livres.
De acordo com o plano de visita, esta iniciou-se com a saída, em autocarro, das instalações da Escola Profissional da Serra da Estrela com destino à estância de ski da Serra da Estrela.
Depois da chegada ao ponto mais alto de Portugal Continental, alunos e professora foram visitar os estabelecimentos comerciais lá existentes e de seguida dirigiram-se para a estância.
Nas pistas de neve, o grupo foi dividido conforme preferência individual em dois, ficando na aula de snowboard os alunos Andreia Alves , Andreia Coelho, Diogo, José e Paulo, enquanto na aula de ski ficaram os alunos Gabriela, Edna, Elerdina, Gonçalo , Márcio e Ruben. Durante as duas horas de aula os alunos puderam ouvir as explicações inerentes ao equipamento, posição corporal, técnicas, utilização do forfait e prática da modalidade com a instrução e apoio do respetivo monitor(a).
A formadora foi supervisionando as atividades e progressos dos alunos na iniciação ao ski/snowboard acompanhando os alunos nas descidas das pistas e nas subidas nos meios mecânicos, nomeadamente nas cadeiras do teleférico.
Aproximando-se o encerramento das pistas de ski às 16h30m avisaram-se os alunos para a entrega do material nas devidas condições e devolução do cartão magnético do forfait. De seguida dirigimo-nos para o autocarro de regresso à Escola Profissional da Serra da Estrela, por volta das 17h15m, afim dos alunos apanharem os respetivos transportes para casa.
Foi uma experiência muito proveitosa, pelo contacto, aprendizagem e prática de desportos de neve (ski/snowboard) previamente focalizados em contexto de aula, nomeadamente no módulo oito, ” Empresas de Animação Turística e Desportiva”. A abordagem mais prática das atividades desportivas desperta uma maior motivação, interesse e aprendizagem por parte dos formandos pela abordagem do saber-fazer, como método mais adequado e bem-sucedido para este tipo de conteúdos programático.